domingo, 22 de agosto de 2010

A Grande Família - A Santa

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Tecnologia Contemporânea na Escola 3
Professora Tutora: Elisandra Gewehr Cardoso Matrícula: 087813
Discente: Terezinha de Jesus Paiva


A GRANDE FAMÍLIA

A Grande Família é uma série de televisão brasileira exibida pela Rede Globo desde 29 de março de 2001. Trata-se de uma reinterpretação contemporânea da série original, exibida entre 1972 e 1975.
A série atualmente apresentada nas quintas-feiras no horário das 22h30min h, com censura livre e trata-se de um programa humoristico mostra com muito bom humor o cotidiano de muitas famílias de classe médio-baixa brasileira. Como o nome já diz “A grande Família”, vem retratar as relações afetivas, sociais, econômicas e até religiosa, como foi o episódio do dia 19/08.
Os autores: Lineu interpreta (Marcos Nanini) um fiscal sanitário politicamente correto, é casado com a dona-de-casa Nenê (Marieta Severo), uma esposa dedicada, competente e mãe zelosa. Ele sustenta os dois filhos, a mimada Bebel (Guta Stresser) e o preguiçoso Tuco (Lúcio Mauro Filho). Com eles ainda vivem o malandro genro Agostinho (Pedro Cardoso) o marido de Bebel. Para compor a trama ainda tem os amigos da família Mendonça (Tonico Pereira), o chefe de Lineu; e Beiçola, dono da pastelaria, a namorada de Tuco, Gina (Natália Lage); o mecânico Paulão (Evandro Mesquita) da Regulagem; e a intrometida vizinha Abigail.
Aos trancos e barrancos vivem “A Grande Família”, entre as armações de Agostinho, os chiliques de Bebel, a preguiça de Tuco, os cuidados de Nenê e os sermões de Lineu.
O personagem Agostinho (Pedro Cardoso) é o mais engraçado usando roupas de várias padronagem e cores, muito atrapalhado e sempre está se metido em confusão.
No episódio do dia 19/08 “A Santa” Agostinho ao abrir a porta se depara com uma caixa e assustado abre para ver o que há, encontra uma Santa Nossa Senhora, Nenê ao saber e após muito falatório decide que o melhor lugar pra Nossa Senhora ficar é em sua casa, pois segundo ela teve uma aparição e receberá uma graça e na casa de Agostinho ela corre o risco de ser quebrada. Com a presença da Santa Nenê a matriarca da casa exige que todos deixem de pecar.
Agostinho é muito engraçado e toda hora fica se policiando no que fala e em suas atitudes, mas Tuco e Gina são os que causam maiores preocupações para Nenê já que eles são namorados e dormem juntos, em sinal de respeito à Santa Nenê exige que Tuco não faça mais isso.
Por outro lado Lineu quer contornar a situação e decide que eles fiquem sem a Nenê saber ele coloca a Santa fora na área de casa, ao saber ela fica enlouquecida e sai em busca da Santa, mais ela havia sumido.
Na mesma semana aparece na casa de Agostinho um velho amigo e diz a Agostinho receberá uma graça, Bebel cautelosa fica preocupada com a presença do “amigo” que aparece para trazer confusão.
Cada novo episódio apresentado deixa algo para que nós possamos refletir, nesse da “A Santa” primeiro poderíamos abrir uma discussão sobre religião e a maneira que as pessoas reagem a um acontecido como esse, o outro é o fato de a namorada dormir na casa do namorado fato que muitos pais podem achar comum e normal.
Neste ultimo poderíamos abrir uma discussão sobre a questão respeito, responsabilidade, sexualidade e vida familiar. Em minha opinião a forma como o programa é apresentado está bom, pois cada episódio é um novo tema a ser retratado.

Informações obtidas no site da programação da Tv Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário